Pular para o conteúdo
Início » FIES » FIES 2024: Modalidades, cronograma e inscrições 2024

FIES 2024: Modalidades, cronograma e inscrições 2024

Você quer saber mais sobre o FIES 2024? Então chegou ao local certo!

De fato, o Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como FIES, é uma facilidade para estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior.

Esse financiamento permite que o aluno pague os estudos após a formação, porém é importante lembrar que se trata de um empréstimo e o aluno deverá pagar mensalmente os valores correspondentes aos juros.

Em suma, o FIES passou por algumas reformulações e atualmente conta com uma nova modalidade , ou seja, um financiamento mais moderno, também conhecido como novo FIES ou p-Fies.

No modelo antigo ou Categoria 1, todo o processo de financiamento e acordo é entre o governo e o aluno. Em suma, o procedimento pode ser feito através do site oficial do FIES. Contudo, é necessário seguir algumas regras e requisitos para conseguir ter acesso ao FIES 2024.

De fato, a modificação do novo FIES possui três categorias: a modalidade FIES, a mais antiga e também conhecida como modalidade 1, e a modalidade p-fies, dividida entre 2 e 3.

Como Funciona o FIES?

Sumário:

No início de cada semestre, o FIES abre as inscrições para os candidatos que desejam solicitar um contrato de empréstimo estudantil. Os selecionados serão apoiados pelo governo federal para custear os custos do curso até a sua conclusão.

FIES 2024

Sendo assim, após a formatura, o beneficiário precisa devolver o valor financiado pelo Estado em parcelas mensais, determinadas com base em alguns requisitos básicos:

Durante os estudos

Naturalmente, durante o período de participação do aluno no estudo, o pagamento deve se limitar ao valor da taxa de operação estipulada no contrato.

Carência e amortização

Desde 2018, o FIES não tem mais carência para começar a quitar dívidas – até 2017, os contratos previam carência de até 18 meses.

Caso o aluno tenha um emprego ou abra um negócio após a formatura, as taxas serão descontadas automaticamente da fonte de renda conforme cálculo do governo federal.

Caso o aluno não tenha renda em nenhum momento da amortização, o pagamento mínimo da parcela do financiamento deve ser pago ao Governo todos os meses.

Todos os valores devem ser pagos diretamente às instituições junto às quais os serviços foram obtidos. Em suma, o governo estima que o prazo máximo para pagamento da dívida seja de 14 anos.

Além disso, o cálculo do financiamento do FIES leva em consideração fatores como a renda familiar bruta per capita do aluno e o valor da renda necessária para se matricular no curso.

Quem pode participar do FIES 2024?

Poderão participar do FIES 2024, alunos de cursos presenciais de graduação não-livres com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) oferecidos pelas instituições de ensino superior participantes do programa e que atendam aos demais requisitos estabelecidos na regulamentação do FIES para tal propósito.

Sendo assim, para se inscrever no FIES 2024, o candidato deve ter feito o ENEM a partir de 2010, ter no mínimo 450 pontos na média geral do exame e ter nota maior que zero na redação. Além de possuir renda familiar bruta mensal não superior a estipulada: de até três salários mínimos por pessoa.

FIES 2024

Para solicitar o benefício, o aluno deverá formalizar a solicitação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão de autossuficiência do MEC que opera o financiamento estudantil.

De fato, em seguida, os ministros da saúde ou da educação dos municípios, estados ou distrito federal devem confirmar publicamente as informações prestadas pelo aluno sobre o efetivo exercício na rede de formação básica.

O financiado deve atualizar as informações e o departamento competente de saúde ou educação deve validá-las anualmente para que o financiamento possa continuar em vigor.

Quem não pode participar do FIES?

De fato, ainda assim existem aqueles que não se enquadram nos critérios existentes para terem direito às bolsas concedidas pelo FIES 2024.

Os alunos que não podem ser matricular no FIES em 2024:

  • Os estudantes cuja matrícula acadêmica esteja em situação de interdição geral de estudos;
  • Quem já se beneficiou de recursos do FIES;
  • Quem tenha violado o Programa de Crédito Educacional (PCE/CREDUC);
  • Pessoas cuja renda familiar bruta mensal seja superior a 5 salários mínimos por pessoa.

Em outras palavras, não podem participar os estudantes que estão com proibição geral de estudar no momento da matrícula, que já fizeram uso do Fies, que estão em atraso com o programa de empréstimo educacional (PCE/CREDUC) e bolsistas integrais do programa Universidade para Todos (ProUni).

Os bolsistas do programa Universidade para Todos com bolsa parcial, que frequentam cursos/dias diferentes dos bolsistas do ProUni e têm renda bruta mensal total da família, menor que a mensalidade do curso financiado pelo FIES, garantem o financiamento ao atenderem a determinados requisitos.

Modalidades do FIES 2024

O FIES 2024 contará com 3 modalidades, assim como as versões dos anos anteriores.

De fato, encontrar uma vaga para estudar em uma universidade, seja ela pública ou privada, representa a meta de muitos jovens e adultos brasileiros.

O fundo de financiamento estudantil do governo federal, o FIES, é uma das alternativas, mas com mudanças regulares no programa, é preciso entender mais sobre as modalidades para ver se você possui direito ou não ao benefício.

Essas três modalidades são:

Modalidade I

A modalidade 1 destina-se a estudantes de todo o Brasil, com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos, com financiamento de 100% de acordo com a necessidade do aluno.

De fato, esta é uma das principais inovações do programa, que até 2017 cobrava de todos os alunos matriculados 6,5% de juros.

Em outras palavras, essa modalidade é destinada a estudantes de todo o Brasil com renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos. Nesta modalidade, o financiamento é de no mínimo 50% e no máximo 100%, dependendo da necessidade do aluno.

Modalidade II

Em suma, a modalidade 2 destina-se a estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos.

Possui 150 mil vagas em aberto com taxas variáveis, de acordo com a instituição financeira responsável por 14 anos.

Modalidade III

Denominada P-Fies, a modalidade III, é a modalidade que atende estudantes de todo o Brasil com renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos.

De acordo com a instituição financeira responsável pela nota de financiamento, existem 60.000 posições em aberto com taxas de juros variáveis em que não há possibilidade de alteração do tipo de financiamento durante os estudos.

Resumindo, essa modalidade destina-se a estudantes de todo o Brasil com renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos, permitindo que sejam custeados até 10.000 reais por mês, mas o valor total a ser pago mensalmente à universidade não pode ultrapassar R$ 7.000.

Para saber para qual financiamento você é elegível, você precisa calcular com base em sua renda familiar mensal bruta por pessoa e sua obrigação de renda mensal. Dessa forma, o valor máximo do financiamento depende do valor arrecadado.

De fato, para pagar uma parte da mensalidade acima da proposta, pode-se escolher um valor de financiamento menor que o máximo proposto antes da assinatura do contrato de alteração ao final de cada semestre.

Outro ponto importante é que o valor do financiamento mensal não deve ultrapassar R $7.000,00. De fato, este limite foi atualizado pelo MEC e passará a valer a partir do segundo semestre de 2018 e, até então, está valendo também para o FIES 2024.

FIES 2024

Cronograma FIES 2024

Aqueles que desejam conseguir o financiamento estudantil através do FIES 2024, então devem ficar atentos ao cronograma que será publicado. Dessa forma, é possível ficar por dentro das datas e requisitos de acordo com o estabelecido.

O calendário do FIES 2024 será disponibilizado totalmente de graça para orientar os participantes, por isso é necessário conhecê-lo. Assim você conhecerá o período de inscrição, de resultado e muito mais.

No calendário e cronograma oficial, você tem acesso a informações como: período de inscrição, ou seja, data de início e término das inscrições dos candidatos; Pontuação, o que significa que você sabe se foi selecionado para concluir a inscrição e Finalização do cadastro para obtenção definitiva do financiamento.

Embora não haja publicação oficial do calendário ou cronograma do FIES para o ano de 2024, espera-se que as datas sigam um padrão similar às definidas nos anos anteriores.

Então, em vista de melhor se preparar, você deve se ater aos prazos estipulados nos anos anteriores.

Como já dissemos, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado em 1999 que financia cursos universitários ministrados em instituições privadas de ensino em todo o país.

Em 2022, o FIES ofereceu 110.925 empréstimos estudantis, sendo 66.555 para o primeiro semestre e 44.370 para o segundo. Espera-se uma oferta similar de empréstimos e financiamentos para os anos subsequentes, sendo eles 2023, assim como para o FIES 2024.

De acordo com o número de bolsas, o FIES ampliou a oferta para 2022, pois foram 93 mil vagas do fundo garantidor em todo o ano de 2021. Espera-se então que a oferta para os próximos anos seja igual ou superior.

O FIES 2024 também oferecerá vagas prioritárias nas seguintes áreas:

  • Engenharia;
  • Saúde;
  • Licenciatura em Ensino (Bacharelado, Pedagogia ou Normal);

De acordo com as regras do FIES 2024, após a conclusão do curso, o aluno deverá quitar o saldo devedor de acordo com sua situação financeira.

Fique atento ao programa FIES 2024 atualizado, assim você evitará o estresse de compromissos confusos.

Aqui está uma previsão do cronograma do FIES 2024:

  • Inscrições: estima-se as datas de 8 a 11 de março;
  • Divulgação dos resultados: assim como no ano anterior, estima-se a data de 15 de março;
  • Prazo para preenchimento de credenciais: estima-se que o prazo será o mesmo ou similar ao ano anterior, sendo do dia 16 ao dia 18 de março;
  • Lista de Espera do FIES 2024: O período deve se iniciar em 16 de março e se encerrar no dia 28 de abril.

Conforme mencionado, o FIES 2024 se destina aos egressos do ensino médio que ainda não concluíram a graduação, desde que tenham nota média e nota acima de zero na redação do ENEM.

De fato, os estudantes que desejam conseguir o financiamento também devem ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa comprovada.

Desde 2022, os candidatos realizam inscrições para o FIES por meio do portal único, que também aceita inscrições para SiSU e ProUni. Caso você ainda não tenha uma conta no portal, poderá se inscrever em uma nova. Assim sendo, o FIES 2024 seguirá o mesmo processo (falaremos mais a respeito no próximo tópico deste artigo).

No ato da inscrição, o candidato será redirecionado para a vaga do FIES. Lá, deverá preencher seus dados pessoais e selecionar até três cursos de graduação dentre os disponíveis na turma de sua preferência. De fato, as opções de cursos podem ser alteradas até a conclusão da inscrição quantas vezes desejar .

Ainda seguindo o cronograma do FIES 2024, a partir do segundo dia de matrícula, as notas de corte do FIES, que representam a média do último grupo colocado em determinado curso e grupo de preferência, passarão para outras de maior chance.

Dando andamento ao cronograma, o resultado do FIES 2024 será publicado no Portal Único.

Os alunos serão pré-selecionados e, para garantir sua vaga, terão que passar pelos seguintes procedimentos:

  • 1ª fase: os participantes do FIED devem preencher as informações no formulário oficial site
  • 2. Fase: após o preenchimento das informações, todos os candidatos pré-selecionados devem entrar em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde a vaga é ofertada para analisar a documentação no prazo de cinco anos.
  • 3ª fase: após a validação da documentação pelo CPSA, o candidato selecionado tem 10 dias (após o 3º dia de validação) para solicitar a celebração do contrato com o banco parceiro do FIES.

De fato, os alunos devem ficar atentos também às datas do cronograma em relação à lista de espera do FIES 2024.

Os alunos não selecionados no anúncio individual são automaticamente adicionados à lista de espera do FIES. Como não há nova classificação, os candidatos participantes da lista de espera devem seguir sua pré-seleção na página do FIES.

Inscrição FIES 2024

O Fundo de Empréstimo Estudantil pretende oferecer a muitos estudantes em 2024, a oportunidade de buscar um ensino superior de qualidade. Porque este serviço destina-se a ajudar a financiar as mensalidades.

Portanto, o aluno paga as taxas de financiamento somente após a formatura. Por isso, muitos alunos buscam informações sobre como se inscrever no FIES 2024.

FIES 2024

Vale ressaltar que a solicitação de financiamento universitário requer um formulário de financiamento universitário, mas você não precisa se preocupar, pois o cadastro no FIES é fácil.

Veja o que fazer passo a passo:

  • Acesse o Site de Seleção FIES (Sistema de Seleção Fies);
  • Escreva seu CPF e senha;
  • Lembre-se que todos os candidatos e alunos devem ter uma conta Gov.br exclusiva. E todo acesso deve ser pelo gov.br.
  • Após o login bem-sucedido, retorne à página do FIES.

Agora é hora de se inscrever no FIES 2024

Caso você não lembre ou não tenha acesso a sua senha, você pode recuperá-la acessando o sistema do gov.br pelo computador ou pelo aplicativo do celular.

Continuando, o aluno pré-selecionado, deverá acessar o site do SisFIES para confirmar sua inscrição com todas as informações necessárias. O prazo para a implementação da confirmação é de até cinco dias, contados a partir da publicação dos pré-selecionados para o FIES 2024. De fato, neste sistema devem ser comunicados todos os dados solicitados.

Após o cadastro no SisFIES, é necessário comunicar os dados solicitados pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Fiscalização). Esta validação deve ser realizada na própria universidade.

Por fim, o candidato, juntamente com seu fiador, deve reunir-se com um agente fiador para formalizar o processo de financiamento. O prazo é de 10 dias após a confirmação pelo CPSA.

Após o cadastro no site do FIES, é preciso aguardar o resultado. De fato, é possível consultá-lo em março, mas também deve-se consultar a lista de candidatos no site do fundo de financiamento de estudos resultante do FIES 2024.

Aqui está um passo a passo de como fazer inscrever-se no FIES:

  • Acesse o site da Seleção FIES;
  • Clique em entrar com gov.br
  • Escreva seu CPF;
  • Coloque sua senha e clique em “Entrar”.
  • Caso tenha esquecido sua senha, deverá recuperá-la no site gov.br.
  • Volte e faça login novamente.
  • Confira a lista dos selecionados na página do FIES 2024.

Após acessar o site com seus dados pessoais, você poderá ver todas as informações sobre o FIES 2024, principalmente relacionadas aos resultados.

Vale ressaltar que o MEC (Ministério da Educação) fez alterações em suas regras de financiamento estudantil. Por isso, é importante que todos estejam cientes dessas novas informações.

Em resumo, as novas regras do FIES são as seguintes: para solicitar financiamento é necessário ter tirado pelo menos 450 no Exame Nacional de Graduação, além de não ter nota zero na redação do ENEM.

Além disso, anteriormente, os alunos podiam esperar até 18 meses após a formatura para começar a pagar. O limite de renda familiar do candidato ao FIES foi elevado de 3 para 5 salários mínimos por pessoa. Porque agora existe o P-Fies, um novo tipo de financiamento.

Documentos Necessários para Matrícula FIES

Se você foi contemplado com uma vaga, é preciso ficar atento aos procedimentos, pois a seleção não garante o acesso a uma vaga, também é necessário o cadastro. Em geral, na primeira fase da celebração do contrato, o aluno deve apresentar à instituição de ensino os seguintes documentos:

  • Documentos de Identificação – RG, CPF, Carteira de Habilitação, Certidão de Nascimento ou Casamento, etc.
  • Comprovante de Residência – Recibos de água, luz, contas, documentos com dados de residência do requerente, renda individual, entre outros.
  • Comprovativo de escolaridade – certificado escolar, certificado final ou certificado de exame complementar.

O FIES 2024 também possui um processo de registro um pouco mais demorado, consiste na realização de empréstimos estudantis junto a uma instituição bancária.

FIES 2024

Abaixo estão todos os passos que você precisa seguir depois de ser aceito no sistema para garantir sua vaga:

  • Acesse o site do Fundo de Financiamento Estudantil onde você pode ver o resultado da seleção, bem como as demais informações importantes.
  • Verificada a informação, é necessária a apresentação perante a Comissão Permanente de Fiscalização, a quem compete a recepção dos documentos do aluno e o preenchimento da inscrição.
  • Este documento deve ser apresentado em mãos da agência bancária onde o financiamento é realizado, o que deve ser feito no prazo de três dias.

Novas Regras do FIES

Atualizações no funcionamento do programa e mudanças nas regras são feitas de tempos em tempos, e falaremos sobre elas nesta secção. Aqui vamos tirar suas dúvidas sobre os alguns pontos e questões referentes às novas regras do FIES.

Sendo assim, nesse tópico do nosso artigo, iremos falar sobre:

  • Quais são as novas regras do FIES 2024?
  • O que mudou no FIES 2024?
  • O que continua igual?
  • Quais são as modalidades do novo FIES?

O novo FIES e suas novas regras trazem muitas mudanças para os interessados. De fato, já houve várias versões e recentemente novas informações foram publicadas. Com isso, surgem novas regras em diferentes etapas do processo do financiamento de estudos, das quais é necessário conhecer cada uma delas em profundidade.

FIES 2024

Afinal, o FIES 2024 não é uma bolsa de estudos, mas um empréstimo para os estudos que você pagará ao longo dos anos. Hoje, além das ofertas sem juros, o FIES também oferece outras opções de financiamento com juros variáveis. Em suma, você pode financiar até 100% do valor dos seus estudos universitários.

“Antes havia uma carência de 18 meses para o aluno começar a pagar o financiamento do FIES após a formatura. De fato, hoje essa carência não existe mais.”

Dessa forma, se o aluno estiver empregado, ele deve pagar o financiamento no mês seguinte à formatura. Além disso, os alunos beneficiários do FIES 2024 podem levar um máximo de 14 anos para completar o pagamento.

Além da mudança na forma de financiamento, na taxa de juros e no prazo de carência, houve outras mudanças: antigamente você podia solicitar o FIES o ano todo. Hoje, isso só é possível em dois momentos: no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre letivo.

Novas modalidades foram criadas para permitir que mais pessoas se candidatem a uma vaga pelo FIES. Além disso, desenvolveu-se o Programa Regulatório FIES para aqueles que têm cotas de financiamento vencidas e também um Fundo Garantidor do FIES.

Todas as mudanças e medidas serviram para garantir que mais pessoas pudessem ter acesso ao ensino superior com o apoio do governo federal.

Houve várias mudanças no FIES, mas a funcionalidade geral continua a mesma. Você se cadastra online em poucos minutos. Se você for pré-selecionado, poderá completar o seu cadastro e disponibilizar os documentos solicitados.

Para isso, é importante verificar se o curso e a universidade desejados estão aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) e se você atende a todos os requisitos do programa:

Aqui estão alguns dos requisitos mais importantes:

  • Em nenhum momento foram beneficiários do programa
  • Renda por pessoa de até 5 salários mínimos;
  • Participação em uma das edições do ENEM (Exame Nacional do Bacharelado) desde 2010;
  • Ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do ENEM e nota acima de zero na redação.

Agora que você já sabe sobre as novas regras do FIES, está na hora de conferir um pouco mais sobre a nota de corte do FIES 2024.

Nota de Corte FIES 2024

As notas de corte do FIES 2024 variam de acordo com o curso e a instituição que o oferece. Por isso, é importante analisar suas opções.

Exemplificando, as notas de corte do FIES 2024 nada mais são do que a nota mínima exigida para se candidatar às vagas. Em suma, as notas são do ENEM, então você deve se sair bem na prova.

A classificação é baseada no mérito, ou seja, os candidatos com maior qualificação preenchem as vagas. Dessa forma, se prepare e faça uma excelente prova do ENEM, pois quanto maior a qualificação, maiores as chances de financiamento estudantil.

Cursos mais procurados no FIES 2024

Confira a nota mínima para o FIES 2024. De fato, essa é uma informação muito importante pois é uma forma de se preparar para um excelente ENEM e se dedicar aos estudos.

As notas de corte servem também como uma indicação aos cursos mais procurados e concorridos a cada ano. Tendo em vista as notas consideradas para os anos anteriores, podemos fazer uma previsão de quais serão os cursos mais procurados dos próximos anos.

Confira alguns dos cursos mais procurados e suas notas de corte:

  • Medicina: 755.33;
  • Direito: 598.14;
  • Odontologia: 622.17;
  • Psicologia: 563.54;
  • Fisioterapia: 557.11;
  • Enfermagem: 550.55;
  • Engenharia Civil: 570.25;
  • Nutrição: 556.33;
  • Administração: 535.5;
  • Pedagogia: 545.71;
  • Alimentos: 491.25;

FIES 2024

Como mencionado, as notas são separadas de acordo com o curso e matrícula.

As notas podem variar de 1 a 5. A avaliação leva em consideração muitos critérios, como as notas do ENADE, a estrutura da instituição, o currículo das disciplinas e cursos, entre outros padrões. A lista de faculdades aceitas e a variedade de serviços oferecidos pelo FIES podem mudar de ano para ano.

Como a avaliação do Ministério da Educação é algo recorrente, as unidades podem ser retiradas ou reintegradas na lista, e novas instalações podem ser adicionadas em um ano, por exemplo.

Para acessar a lista completa de faculdades, você pode clicar aqui. Além disso, as informações do país ou município podem facilitar a busca.

Os cursos de graduação que estão na lista de grandes cortes e poderão ser os cursos mais procurados do FIES 2024 incluem:

  • Medicina: 831,04 – Faculdade de Ciências Médicas de Juiz de Fora;
  • Direito: 765,02- Universidade Católica de SP.

Aditamento FIES 2024

O aditamento do FIES é um processo de renovação de matrícula. De fato, todo aluno matriculado em uma universidade particular utilizando o fundo de financiamento estudantil deve realizar a mudança a cada seis meses.

Portanto, para que o aluno beneficiário do FIES continue recebendo seu financiamento, ele deve fazer a alteração, pois o contrato pode ser prorrogado justamente por meio desse processo.

Por isso, é importante saber quem pode aproveitar a mudança do FIES e como ela funciona. Todo o processo é tratado de forma simples e rápida via Internet.

Em suma, o aditamento refere-se a ação ou efeito de acrescentar algo, que no caso da Modificação do FIES é a renovação semestral de verbas, pode ser algo bem simples, mas se o aluno esquecer de acertar, ele pode acabar perdendo seu empréstimo.

O objetivo da reforma do FIES, portanto, é basicamente informar ao Ministério da Educação (MEC) que está tudo bem com os estudos e o financiamento, o que significa que não pode haver dívida com a instituição de ensino e as mensalidades trimestrais do FIES devem ser todas pagas.

Vale ressaltar que o processo de aditamento é gratuito e deve ser concluído no início de cada semestre para garantir o financiamento do semestre letivo seguinte.

Quando fazer o aditamento do FIES?

Bem, a renovação do contrato do FIES 2024 deve ocorrer a cada seis meses, ou seja, duas vezes ao ano. No primeiro semestre, o período de prorrogação começa em dezembro e termina no final de março do ano seguinte. O segundo trimestre é um pouco mais curto, mas também fundamental. Começa em julho e termina no final de agosto.

A alteração será feita pela internet em um processo simples e rápido após o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) enviar um e-mail ao aluno informando da divulgação da alteração pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Siga – alto).

Em suma, você precisa fazer o seguinte passo a passo:

  • Acesse o site oficial da mudança;
  • Clique em “Alterar Contrato” na página;
  • Digite o CPF e a senha cadastrada;
  • Prossiga para inserir o código de ativação e depois clique em “Entrar”;
  • Verifique na tela seguinte, corrija se todas as informações estão lá e clique em “Sim” para finalizar;
  • Em seguida, há duas opções (“Sim” e “Não”) perguntando se você deseja fazer alterações ou não.
  • Prossiga clicando em “Confirmar alteração”;
  • Aparece uma nova tela com dois modelos de modificação: simplificado ou não simplificado;
  • Escolha uma das opções e prossiga para imprimir o documento clicando em “Imprimir Recibo”.

Vale lembrar que, para realizar este procedimento online, é necessário dirigir-se ao CPSA da instituição de ensino para retirar o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula) assinado.

De fato, o Aditamento simplificado ocorre caso não haja alteração nas cláusulas do contrato de financiamento de estudos, neste caso o aluno pode solicitar o DRM no portal do aluno.

O Aditamento Não Simplificado do FIES 2024 implica na alteração do contrato do aluno de forma não simplificada, contendo informações incorretas ou que precisam ser modificadas, e o candidato terá mais de trabalho para resolver o problema.

“Contudo, não precisa se desesperar, pois isso não significa que você perderá seu financiamento ou será revogado, este é apenas um processo diferente.”

Em geral, o aluno deve fazer uma alteração não simplificada quando o contrato muda, como juros entre outras causas.

Mesmo com juros baixos, o não pagamento do FIES pode trazer algumas consequências para o aluno. Por isso, é preciso ficar atento ao prazo para pagamento da dívida especificada no contrato, que, em geral, começa a contar após concluir o curso.

O que acontece em muitas situações é que como o prazo para quitar as dívidas desagradáveis é longo, muitos alunos não fazem um planejamento financeiro adequado, mais do que isso: imprevistos como despesas inesperadas ou até mesmo o desemprego surpreendem muitos e causam problemas financeiros ainda mais difíceis .

Muitos alunos que não conseguem quitar a dívida do FIES temem perder o diploma, a impossibilidade de se registrarem nos órgãos reguladores da profissão, ou mesmo trabalhar na área em que se formaram com direito a exercer a profissão que escolheram.

FIES 2024

Quando o FIES deve começar a ser pago?

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o pagamento das taxas do FIES deve começar a partir do primeiro mês após a formatura, desde que o aluno tenha renda.

Caso o aluno não possua renda no momento do início do pagamento – ou em qualquer momento do período de amortização – o órgão responsável recomenda efetuar pelo menos o pagamento mínimo previsto no contrato.

O Fundo Garantidor (FG-Fies), sistema que garante os riscos das operações de crédito estudantil, é voltado especificamente para alunos de maior risco financeiro.

O primeiro ponto que deve ficar claro para o aluno é que a dívida do FIES não é dívida bancária comum, pois por estar associada a um órgão federal, passa a figurar como dívida do setor público federal, mais grave do que as decorrentes do não pagamento de outros tipos de crédito.

A seguir você verá o que pode acontecer se você deixar de pagar a dívida ou renegociar o FIES:

  • Negativação do nome: O não pagamento da dívida implica a inclusão do CPF na lista dos órgãos de proteção ao crédito inadimplentes como SPC e Serasa, que permite o acesso ao crédito e compras parceladas dificultadas ou impossíveis.
  • Cadastro no CADIN: O cadastro de informações de empréstimos do setor público federal não pagos impossibilita a abertura de contas, a concessão de empréstimos na rede bancária, o confisco de bens e até mesmo o bloqueio da restituição do Imposto de Renda, que só é liberada após o pagamento da dívida.

Assim como em outros tipos de empréstimos, a dívida do FIES não vence após cinco anos. A confusão ocorre porque, com os empréstimos tradicionais, os órgãos de proteção ao crédito retiram o CPF do devedor do cadastro de devedores, mas a empresa credora pode continuar cobrando a dívida normalmente.

Com a dívida do FIES, o processo é diferente: após cinco anos de dívida em aberto, o nome do devedor continua negativo, e ele ainda corre o risco de ter seus bens confiscados e bloqueados para quitar sua dívida com o governo federal.

Resultado FIES

O resultado do procedimento aparece cerca de uma semana após o término das inscrições e é chamado de pré-seleção. O resultado é individual e deve ser verificado diariamente na página do FIES para ver se o candidato foi pré-selecionado ou não.

Nesse sentido, o resultado fica em aberto por um mês, ou seja, como há muitos casos de rejeição, as vagas vão para o próximo candidato. Portanto, as chances de ser aceito são ainda maiores do que em procedimentos como SISU e PROUNI. Tudo isso contribuiu para o número de vagas, que chegam a 100 mil por ano.

FIES 2024

Após a pré-seleção, o candidato deverá preencher sua inscrição, incluindo os dados do fiador, se necessário, e os demais dados econômicos dele e de seus dependentes.

Além disso, após a análise dos documentos, o aluno recebe a DRI, Documento Regular de Inscrição, que deve levar e apresentar ao banco juntamente com outros documentos pessoais.

Dando continuidade ao processo, depois da pré-seleção, o candidato deverá preencher sua inscrição, incluindo os dados do fiador, se necessário, e os demais dados econômicos dele e de seus dependentes.

Os documentos necessários são:

  • Documentos de identidade Aqui os documentos devem ter fotos atuais. São necessários documentos de todos os membros da associação familiar, pode-se usar carteira de identidade, carteira de trabalho, passaporte e carteira de motorista.
  • Comprovante de residência: com esta opção, os recibos de luz, água, telefone ou cartão de crédito podem ser certificados, tento que apresentar uma declaração pessoal com o local de residência e, neste caso, certificá-la por um cartório;
  • Comprovante de renda: para empregados ou pensionistas, serve de comprovante o recibo de vencimento dos últimos três meses. Para os autônomos, acresce o imposto de renda.

Para saber o resultado do FIES é necessário seguir alguns passos que mostramos a seguir para facilitar a todos, confira:

  • O candidato deve acessar o site oficial
  • Faça login com seu CPF e sua senha pessoal cadastrada para acesso;
  • Em seguida, clique em “Boletim de acompanhamento” na página do aluno.

Quais são os critérios de desempate?

Assim como em muitos tipos de seleções e processos seletivos para bolsas e financiamentos, pode acontecer de dois ou mais candidatos empatarem ao concorrerem para a mesma vaga, bolsa ou contrato.

Nesses casos existem alguns critérios de desempate. De acordo com as regras, no caso de pontuações idênticas no ENEM, o desempate observará os seguintes critérios:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Ainda de acordo com o regulamento que rege o programa, as vagas estão distribuídas da seguinte forma:

  • Até 50% do número de vagas para cursos com conceito cinco;
  • Até 40% do número de vagas para cursos com conceito quatro;
  • Até 30% do número de vagas para cursos com conceito três;
  • Até 25% do número de vagas para cursos cujos atos regulatórios mais recentes sejam “Autorização”.

Em suma, fique atento à lista de classificação do FIES 2024 para saber quais critérios de desempate se aplicam a você caso seja necessário.

Boleto FIES 2024

A emissão do boleto FIES 2024 é muito simples, mas o acesso deve ser feito na página oficial do banco comissionado. Hoje, você verá passo a passo de como emitir o boleto FIES 2024, pagar o financiamento e não entrar no formulário de débitos e multas desnecessárias.

Há situações em que o boleto FIES 2024 não chega, é extraviado ou não pago, nesses casos é necessário atualizar o boleto.

  • Passo 1: Primeiro você precisa acessar o site da Caixa (clique aqui);
  • Passo 2: Informe os dados solicitados pelo site (número do contrato ou CPF, data de nascimento e código de verificação);
  • Passo 3: Clique em “Iniciar Processo”.

Pronto! O boleto foi gerado e já pode ser pago, tendo em conta que o horário de emissão é das 9h00 às 19h00 em dias úteis.

FIES 2024

Para outros bancos, o processo pode ser um pouco diferente, pois eles podem não aceitar a emissão do boleto online. Isso exige ir até a agência bancária e resolver o problema lá ou ligar e conversar com um atendente responsável.

Vale ressaltar que o valor financiado é repassado diretamente para a universidade. Neste caso, o aluno não tem acesso a esse valor, sendo o único responsável pelo boleto FIES de coparticipação.

Existe também o pagamento trimestral no valor de R$ 150,00 referente aos juros da operação. A taxa pode ser paga em qualquer um dos três meses a que se refere.

2ª Via Boleto FIES

Caso o boleto do FIES não chegue no seu endereço até a data de vencimento, será necessário atualizá-lo, pois a maioria dos contratos de empréstimo estudantil são emitidos pela Caixa Econômica Federal e é fácil e rápido emitir uma segunda via.

  • Acesse o site da Caixa;
  • Digite o número do seu CPF e data de nascimento;
  • Preencha o campo “Código de confirmação”;
  • Clique em “Iniciar Processo”;
  • Selecione “Abrir tickets”,
  • Salve o documento e imprima.

“O horário de emissão do voucher no site da Caixa é de segunda a sexta das 9h às 19h e a multa diária por atraso é de R$ 50.”

Se o seu contrato FIES for com outra instituição financeira, é importante saber se é possível tirar uma segunda via também online, ou você tem que ir até uma agência.

Se você possui 1 ou mais boletos do FIES vencidos, você pode acessá-los online para imprimir e pagá-los ou ir até uma agência bancária onde o financiamento foi concluído.

Além disso, emitir a segunda via do boleto através do Site da Caixa Econômica Federal pode ser muito simples. Confira:

  • Acesse a seção “Benefícios e Programas” do site da Caixa
  • Clique em “Programas Sociais”
  • Selecione a opção “FIES”
  • Clique em “Serviços Online”
  • Vá em “Emitir uma segunda via do boleto”
  • Salve o documento e imprima-o.

Ainda assim, é comum que o aluno beneficiário do FIES enfrente problemas econômicos durante a graduação, afinal geralmente leva 3 ou 4 anos e imprevistos podem acontecer e pesar no bolso.

Se isso acontecer e você estiver com o pagamento atrasado, é importante tentar negociar a dívida para não impactar o negócio e ser aceito em agências de proteção ao crédito como a Serasa.

De fato, o pagamento do boleto do FIES pode ser feito em qualquer banco desde que dentro do prazo, são eles:

  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú
  • Banco do Brasil
  • Sicoob
  • Santander

Além disso, isso pode ser feito por meio de bancos digitais como Nubank, Banco Inter e outros.

Boleto FIES Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma instituição financeira que financia estudantes por meio do FIES. Se você escolheu o BB, saberá todas as informações sobre o banco e sobre como emitir o boleto através dele neste tópico do artigo.

Você sabia que o Banco do Brasil é um dos grandes aliados da iniciativa governamental de financiamento estudantil? O MEC seleciona os alunos, mas cabe ao candidato escolher um banco para assinar o contrato de financiamento.

De fato, o Banco do Brasil se especializa em auxiliar os alunos nessa etapa crucial, pois investir no futuro profissional de milhões de brasileiros é um sonho.

Depois de ser selecionado pelo FIES, o aluno precisa ir ao Banco do Brasil para iniciar o processo de financiamento. Ao chegar na instituição financeira, o banco informará os próximos passos.

Como se trata de um empréstimo importante, o requerente precisa de um fiador, alguém que garanta o pagamento futuro do empréstimo junto ao Banco do Brasil. A documentação do solicitante passará por análise.

O aluno deve imprimir o boleto do Banco do Brasil referente ao FIES 2024, preferencialmente, na própria instituição bancária. Nesse caso, vá ao banco e solicite o boleto. Efetue o pagamento antes do vencimento e fique atento ao prazo para não perder essa oportunidade.

Além disso, se a agência escolhida for o Banco do Brasil, o acesso à segunda via será concedido da seguinte forma:

  • Presencialmente na agência especificada no momento da assinatura do contrato com o Brasil
  • Pela Central de Atendimentos (0800 729 0001)
  • Por meio do site oficial do Banco do Brasil, pelo passo a passo:
  1. Acesse o site oficial do Banco do Brasil;
  2. Digite a linha gravável do recibo ou nosso número (sem DV);
  3. Digite o CPF. Clique em “Não sou um robô”;
  4. Imprima o boleto;
  5. Efetue o pagamento;

Lista de Espera FIES 2024

Muitos alunos que se inscreverem no financiamento estudantil podem acabar buscando informações sobre a lista de espera do FIES 2024.

FIES 2024

De fato, o programa possui calendário, regras e formulários de inscrição próprios. Para saber o que você precisa fazer para conseguir sua vaga no curso, continue seguindo nosso artigo para se informar mais a respeito.

Os alunos que não puderam ser admitidos na primeira fase do processo seletivo do FIES devem ficar atentos à lista de espera.

O fundo de financiamento estudantil possibilita o ingresso em instituições privadas de ensino por meio do programa. De fato, o pagamento para quitação de dívidas é feito quando o aluno se forma. O programa foi criado em 1999 e, desde então, passou por processos de reformulação.

“A lista de espera favorece os alunos que tiveram notas inferiores aos últimos selecionados no processo seletivo.”

O desempenho será avaliado em relação ao desempenho da prova do ENEM, que normalmente é realizada entre outubro e novembro, e os prazos podem ser modificados de acordo com as necessidades do ano em questão.

A classificação do FIES leva em consideração alguns parâmetros. O elemento de entrada é o primeiro e o segundo são as notas do ENEM. É importante mencionar que os cursos mais populares como Medicina, Direito e Engenharia tendem a ter notaS de corte mais altaS.

O corte, como explicamos, é a nota mais baixa para ingresso em cada grau, podendo variar de acordo com o grau e faculdade. Os admitidos em primeiro momento devem preencher o cadastro com mais detalhes do candidato e do fiador, preencher a documentação do banco e seguir as rotas estabelecidas pela instituição.

O que pouca gente sabe é que o FIES possui uma lista de espera em formato automático, o que significa que o aluno não precisa se inscrever no sistema,. Após a eliminação dos candidatos anteriores, os novos são chamados para apresentar os documentos.

De fato, um dos principais motivos que explicam essa situação é que os candidatos anteriores não preencheram o questionário ou forneceram dados inconsistentes relacionados ao portal do aluno FIES 2024.

As datas serão divulgadas após o encerramento do ENEM e em conjunto com outros programas que facilitam o ingresso de estudantes nas universidades. Os prazos podem mudar anualmente.

Veja abaixo as datas atualizadas:

  • Pré-seleção: 3 de fevereiro;
  • Complementar documentação: 4 a 8 de fevereiro;
  • Lista de Espera: 4 de fevereiro até 18 de março;

Ainda assim, é importante ressaltar que as datas são estimadas e podem sofrem alterações de acordo com os calendários e cronogramas publicados.

De fato, o candidato admitido na lista de espera do FIES 2024 deve seguir os passos para concluir o cadastro. São 3 fases no total, a primeira se chama SisFIES 2024. Através do portal, o candidato envia as informações e dados que faltam.

A segunda fase diz respeito ao CPSA. A Comissão Permanente de Fiscalização e Acompanhamento é responsável por analisar os dados e liberar o candidato para a terceira e última fase.

A última etapa é ir ao banco, momento importante para a verificação da renda do aluno e dos fiadores pelo programa FIES.

Importante: O candidato da lista de espera também tem um prazo (muito curto!) para entregar toda a documentação exigida, por isso tente ter tudo preparado. Nas últimas semanas do FIES. é comum que os cursos semestrais comecem e a lista permaneça ativa. Então não desista!

Já mencionamos que o candidato aprovado no FIES na lista de espera precisa passar por algumas etapas para concluir o processo e finalmente obter o benefício, agora descrevemos cada etapa detalhadamente:

SisFIES

É um sistema de cadastro do FIES. Aqui o candidato deve inserir mais informações dentro do prazo estabelecido pelo MEC. Por meio desse sistema, ele também realiza todos os procedimentos relacionados ao benefício: renovação semestral, atualização de dados, transferência (se necessário), etc.

FIES 2024

CPSA

Após concluir o cadastro no SisFIES, você tem prazo para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) do corpo docente e fornecer alguns documentos.

A lista completa dos documentos a serem validados pode ser encontrada no site do FIES. Se a documentação estiver em ordem, o CPSA emitirá um documento comprovando que as informações inseridas no aplicativo são verdadeiras.

Banco

Após comparecer ao CPSA, há prazo para levar outros documentos a uma agência bancária credenciada e assinar o contrato. Aproveite esse momento para entender todas as suas obrigações e como vai funcionar o pagamento da dívida financeira.

Lembre-se que passar no processo seletivo do FIES, seja na primeira chamada ou na lista de espera, não significa que você está automaticamente matriculado na universidade. Sendo assim, ao ser classificado, siga todos os procedimentos para garantir o seu financiamento, efetue a matrícula e pronto!

Sobre a lista de espera é importante ressaltar que:

  • A lista de espera do FIES começa a se formar logo após a divulgação dos resultados, pois o processo seletivo também é automático, ou seja, o candidato não precisa se inscrever na lista.
  • Veja o seguinte: ao verificar se está pré-aprovado ou não no FIES, você verá em que posição está.
  • Se você passou, você deve seguir os procedimentos acima.
  • O FIES não entrará em contato para informar se você conseguiu a vaga, então fique atento.
  • Visite a página de seleção do FIES todos os dias para ver se você foi selecionado.

A lista de espera será publicada gradualmente à medida que outros candidatos não cumprirem os prazos e não entregarem as documentações necessárias. Sendo assim, não desista.

Vagas Remanescentes FIES 2024

As vagas restantes do FIES 2024 destinam-se aos candidatos que não conseguiram uma vaga no edital normal, proporcionando outra chance de financiamento. Se você deseja se candidatar a uma dessas vagas remanescentes do FIES, continue lendo este artigo para obter mais informações.

Portanto, as vagas restantes do FIES 2024 se destinam àqueles que ainda não obtiveram financiamento, mas estão cadastrados e desejam concorrer a essas vagas.

Vicente Almeida Júnior, diretor de Políticas e Programas de Pós-Graduação da Secretaria de Educação, esclarece que a iniciativa consiste em “um processo estabelecido com o objetivo de preencher vagas que não se completam no processo normal do FIES”.

É importante lembrar que as vagas restantes no FIES são, de certa forma, as “sobras” do processo seletivo. Mesmo com muitos inscritos, nem todas as vagas disponíveis acabam sendo ocupadas.

Importante! Não é necessário um novo registro. O procedimento destina-se justamente aos alunos que já estavam matriculados, mas não selecionados.

O processo funciona da seguinte maneira: as inscrições não aceitas automaticamente entram em uma lista de espera, junto com outras inscrições. Basta aguardar.

Lembre-se de ficar atento, pois quando os resultados dos candidatos selecionados para as vagas restantes do FIES forem divulgados, é preciso observar os prazos! Eles duram apenas 3 dias úteis. Acesse o sistema do FIES e preencha as informações solicitadas para garantir o financiamento. Se não comparecer à consulta, você também perderá a vaga.

De fato, muitas vezes os alunos se candidatam às vagas e obtêm financiamento, mas não se inscrevem para receber o FIES 2024. Nesse caso, várias vagas ficam disponíveis para quem ainda deseja contratar o financiamento.

Em suma, o financiamento estudantil é uma ótima oportunidade para quem quer fazer faculdade e não pode pagar a mensalidade logo, então o banco vai pagar por você.

Participar do cadastro para as demais vagas do FIES é muito fácil, com um bom acesso à internet você participa do cadastro.

Veja abaixo como participar do credenciamento do FIES 2024:

  • Acesse o site oficial do FIES
  • Em seguida, clique na opção “Completar meu cadastro”;
  • Agora faça login com o login Gov.br e siga os passos solicitados passo a passo.
  • Depois disso, complete seu cadastro e aguarde o resultado.

Você também encontrará concorrência ao se candidatar para uma vaga remanescente. Por isso, é importante ficar atento ao prazo de inscrição e até mesmo acessar os sites que oferecem uma oportunidade única para o simulador FIES 2024.

Vale lembrar que para se candidatar às vagas restantes, os candidatos devem ter concluído uma edição do ENEM de 2010 a 2023. A média mínima exigida é de 450 pontos nas provas e não zerar a redação, e uma renda mensal de até 3 salários mínimos por pessoa da família.

SisFies 2024

O SisFIES é o sistema informatizado de financiamento universitário desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Secretaria de Educação.

Em suma, o objetivo é sistematizar todos os processos do FIES para facilitar as operações realizadas pelos candidatos e patrocinadores.

Através do SisFIES, é possível pesquisar totalmente online e realizar diversas ações como:

  • Cadastro,
  • Simulação de financiamento,
  • Renegociação,
  • Modificação de contrato,
  • Consulta da legislação,
  • Análise das condições de financiamento,
  • Revisão da lista de instituições participantes
  • Cursos disponíveis.
  • Outros

Vamos ver em mais detalhes cada um deles:

Inscrição

Ao se cadastrar no site do FIES, a análise do perfil de supervisão, bem como, o acompanhamento da universidade onde o aluno pretende estudar ocorre antes da aprovação do financiamento.

Simulação de financiamento

No sistema você também tem uma ferramenta para simular o FIES e conferir todos os detalhes de como ficaria o financiamento e os documentos que você precisará ter para este financiamento. Para executar a simulação, você precisa inserir os seguintes dados:

  • Semestre no qual fará inscrição no programa;
  • Quantidade de semestres do curso;
  • Quantidade de semestres já concluídos (se for o caso);
  • Tipo de bolsa do Prouni (se bolsista);
  • Porcentagem desejada para o financiamento;
  • Valor da semestralidade;
  • Dia de vencimento da mensalidade.

Depois, basta clicar em “Simular” para ter uma ideia de como será o financiamento. Tenha em mente que este é apenas um exemplo e não exatamente os termos que aparecerão no contrato.

Negociação

Caso o aluno tenha recebido o FIES com atraso e por algum motivo não consiga cumprir suas obrigações, ele também poderá acessar o sistema online.

Alteração ou aditamento de contrato

O contrato FIES tem validade de um semestre. Assim, se o aluno pretender beneficiar do financiamento no semestre seguinte, deverá alterar o contrato.

Reembolsos ou abatimentos

O reembolso é outro benefício oferecido pelo FIES, mas destina-se apenas aos que se formaram no programa como doutores ou professores. É possível que eles acessem o SisFIES e solicitem a restituição mensal de 1% do valor em aberto.

Cobertura por morte ou invalidez

Como beneficiário do FIES, se o aluno falecer ou adquirir invalidez permanente, ele ou seu representante legal pode contatar o SisFIES para solicitar a cobertura do saldo devedor. Nesse caso, a dívida se extinguirá devido ao seguro contratado.

Sendo um sistema bastante completo, é composto por três sites disponíveis para diferentes públicos. O portal SisFIES é o mais geral e completo, onde você pode tirar todas as suas dúvidas sobre os processos do FIES em geral e os candidatos classificados para bolsas.

De fato, os alunos podem acessar o portal do SisFIES e realizar algumas ações, mas dependendo da ação necessária, o sistema irá redirecionar o usuário para uma das outras duas páginas: SisFIES Aluno ou SisFIES Supervisor.

Aluno SisFIES

Esta página é restrita a alunos já cadastrados, pois requer informações pessoais para acesso.

SisFIES para mantenedores

Têm acesso exclusivo às entidades patrocinadoras do financiamento estudantil e também às entidades educacionais que participam do programa. Citamos as diversas faculdades parceiras do programa como exemplo.

É importante saber que o processo de financiamento não começa no SisFIES. Você deve primeiro se cadastrar no site do FIES para ter seu perfil de inscrição analisado para se candidatar a uma vaga.

Portanto, você só poderá utilizar o sistema online do FIES se passar na primeira seleção. Desta forma, você tem que seguir os passos cadastrando informações sobre o valor da contribuição semestral do curso, dados da agência onde vai fazer o financiamento, tipo de garantia e adesão ao cofre, etc.

Então, toda vez que você precisar acessar o sistema FIES para realizar alguma das ações acima, será necessário inserir as credenciais: seu número de CPF, a senha cadastrada e a confirmação do código fornecido na página.

É importante ficar atento ao se cadastrar no SisFIES, pois, uma vez pré-selecionado, você tem um prazo para concluir seu cadastro no sistema. Portanto, acompanhe os resultados e mantenha suas informações de contato atualizadas para não perder sua vaga.

Ficou mais claro o que é o SisFIES? Esse sistema facilita muito a vida do aluno, pois permite que ele realize os procedimentos online, sem restrição de tempo, mas cuidado para não perder os prazos de inscrição e pagamentos.

FIES 2024

Como cancelar o FIES 2024?

Ainda assim, podem existir aqueles que desejem cancelar o contrato do FIES após algum tempo de curso. Isso pode ocorrer devido a diversos motivos. Neste tópico, explicaremos o que fazer se esse for o caso. Confira.

O aluno deve solicitar o cancelamento do FIES. Nesse caso, o beneficiário precisa procurar seu agente financeiro para realizar o procedimento, o que resulta na interrupção do contrato, mas um novo acordo se estabelecerá.

Após o cancelamento do FIES 2024, o aluno deverá iniciar um novo procedimento. Neste caso, refere-se ao pagamento do empréstimo ainda devido.

Caso ocorram imprevistos, o financiamento deixa em aberto a opção de cancelamento do FIES 2024. O cancelamento pode ser solicitado a qualquer momento pelo aluno, mas o aluno deve saber as seguintes informações:

  • Com a extinção do FIES, será celebrado novo contrato com a instituição financeira;
  • O novo acordo diz respeito ao desembolso do empréstimo;
  • Nessa fase, o aluno pode parcelar, mas dentro dos limites de suas condições econômicas.

Você entende como tudo funciona? Sabendo disso, as condições de pagamento começam assim que o cancelamento é concedido. Por isso, é importante pensar bem antes de cancelar o contrato.

Segundo o portal Guia da Carreira: “Se você está desempregado, o aluno pode pagar seu financiamento com parcelas mínimas mensais”.

 

Avalie este post!

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *