O Mediotec 2018 é um programa criado pelo Governo Federal que será como uma continuação do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, com o foco em dar formação tanto profissional quanto técnica, integrado a de educação básica, do Ensino Médio, por tempo integral.
Nesta página trouxemos informações importantes sobre o Mediotec, sua funcionalidade em 2018, inscrições e até detalhes sobre cursos. Saiba mais, conferindo abaixo:
Mediotec
O programa Mediotec deverá oferecer cerca de 82 mil vagas por todo o Brasil, sendo o Ministro da Educação, o Sr. Mendonça Filho, e o presidente Michel Temer. O Mediotec está entre as ações para acelerar o processo de mudanças que prevê a Medida Provisória 746/2016. Primeiramente com o objetivo de reformar o ensino no País. O aluno que escolher pelo Mediotec terá a oportunidade de ter um certificado quanto tanto de nível médio, como de técnico.
Mediotec 2018
As mudanças no Ensino Médio é uma forma de melhorar a Educação no Brasil. A grade curricular será flexível e o Mediotec 2018 irá permitir que os alunos escolham a área que desejam estudar. Mas, uma parte do currículo será obrigatória em comum para todas as escolas. A ideia então, é que o Mediotec aproxime a escola aos alunos e que cada um siga suas vocações. Seja em nível superior ou no mercado de trabalho.
O currículo do Mediotec seguirá a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Será comum e obrigatória em todas as escolas (do ensino infantil ao médio) e será ela quem definirá tanto os conhecimentos, quanto as competências que serão oferecidas aos estudantes, em 4 áreas de conhecimento e atingindo 1800 horas. Um bom exemplo de disciplinas obrigatórias são a de Matemática e a de Língua Portuguesa. Mas, ainda por cima haverá tempo para ser dedicado em áreas como:
-
Ciência humanas e sociais
-
Ciências da natureza
-
Formação técnica e profissional
-
Linguagens
-
Matemática
De qualquer forma, cada estado, bem como o Distrito Federal é quem serão os responsáveis por organizarem os seus currículos com base na BNCC e nos anseios dos jovens.
Inscrições Mediotec 2018
O programa Mediotec 2018 ainda é muito novo. Foi divulgado recentemente e apenas alguns detalhes sobre como funciona. Primeiramente o objetivo é que o Mediotec tenha um longo prazo de duração que o Ministério da Educação tem a intenção de investir cerca de R$ 1,5 bilhão. Tudo isso em apenas dois anos, para aproximadamente 500 mil estudantes que entrarão nesse formato de Ensino Médio.
As inscrições ocorrem no segundo semestre de 2018 , os interessados em se inscrever, devem ficar atentos a páginas das Inscrições MedioTec.
Cursos Mediotec 2017
Oficialmente ainda não tem se tem notícias sobre quais cursos estarão disponíveis, pelo programa Mediotec 2018 . O que se sabe é que todos serão de técnico com nível médio e que para participar, então o estudante terá que ter finalizado o Ensino Fundamental e já estar matriculado no Ensino Médio.
Acredita-se então que com o aumento da quantidade de aulas, os alunos cursem as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio e as de formação técnica profissionalizante, da área e do curso Mediotec escolhido. Com essas mudanças, ao se formar o aluno já estará apto a entrar no mercado de trabalho. Podendo até mesmo atuar de forma integral.